5 de Maio - Cerque-se de amigos encorajadores!

May 5, 2017

 

Há algum tempo atrás abri a minha geladeira e ela estava com um cheiro horrível. Procurei alguma comida estragada, mas não encontrei. Até que me lembrei de ter colocado um bife descongelado lá dentro no dia anterior e só depois de tirar as gavetas, pude achar um pouco de sangue velho escorrido. Apenas depois de uma faxina minuciosa o ar fresco do refrigerador voltou ao normal.

Da mesma forma, às vezes sentimos que algo está fora do lugar em nossa vida, cheirando mal, mas não sabemos necessariamente o que é. Para identificarmos o problema, é preciso observar atentamente o que está se passando ao nosso redor e saber que normalmente este mal estar, pode ser algo ligado ao nosso círculo de relacionamento.

Quando se convive com pessoas que se dizem ser amigas, mas não são, o sentimento de menosprezo e aborrecimento é frequente, pois estes “tais amigos” tem a arte de minimizar e sempre criticar o que fazemos.

Amigos verdadeiros não são assim! Eles encorajam e apoiam em momento de celebração ou tristeza, conquista ou dificuldade, pois sabem motivar e acreditar no potencial do amigo, mesmo quando este está abatido.

Não podemos escolher as pessoas com as quais lidamos no dia a dia, mas podemos escolher aquelas com as quais vamos nos relacionar proximamente. Não permita mais em sua casa pessoas que desacreditam em você ou em sua família (sugestão: descredibilizem você ou a sua família), que falam mal dos seus filhos ou parecem sempre prever o pior para vocês.

 

As pessoas que frequentam o seu ambiente familiar são de fato seus amigos? Elas trazem um clima leve ou pesado no dia a dia? Se há pessoas que trabalham em sua casa, estas trazem harmonia ou contenda quando estão presentes?

Não negocie mais a harmonia da sua família por “amizades infiéis”! Afinal, nenhum mal-estar pode permanecer em sua casa, a não ser que você permita. Tenha coragem e dê esta "faxina" em suas amizades se preciso for e você verá o ambiente da sua casa voltar à paz novamente.

 

O homem que tem muitos amigos tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. (Provérbios 18:24)

 

O amigo ama sempre e com ele não há tempo ruim;

mesmo quando há problemas, ele é sempre um ombro amigo. (Provérbios 17:17, Bíblia A Mensagem)