7 de Maio - Respeite a outra família

May 7, 2017

 

Quando era adolescente, me lembro de ter ido acompanhar a minha mãe em uma visita no nosso bairro. Entramos na casa de uma senhora que começou a falar muito mal do seu próprio filho. Ela o classificou de vários adjetivos depreciativos e como eu o conhecia e sabia que o que ela estava falando era verdade, reforcei as suas afirmações e o expus ainda mais. Percebi sutilmente que ao falar mal dele também, ela se calou e pareceu em um determinado momento, ofendida.

Quando saímos da sua casa, minha mãe me disse: “Filha, jamais critique uma pessoa para a sua própria família”. Eu argumentei: “Mas mãe, ela começou a falar mal dele primeiro, eu apenas concordei, afinal é verdade!” Ela continuou:  “A senhora estava desabafando minha filha, para a consolarmos e não para reforçarmos as acusações e críticas contra o seu filho. Ninguém gosta de ouvir outras pessoas falarem mal de seus familiares. Se você não tiver algo bom para dizer, apenas seja uma boa ouvinte”.

Naquele dia aprendi esta lição, que inclusive me ajudou em dezenas de aconselhamentos. Pois a verdade, é que muito embora tenhamos diferenças com os nossos familiares, no fundo no fundo, não queremos que ninguém os ofenda ou fale mal deles, pois os amamos. Confesso que entendi esta verdade mais profundamente, depois que me casei e tive filhos.

 

Pense duas vezes antes de fazer alguma ponderação ou crítica a respeito da família do seu próximo, por mais que esta pessoa seja íntima.  Para ser uma pessoa sábia, leve em conta o ensinamento de Jesus, e da mesma maneira que você deseja que tratem a sua família, trate a família dos outros.

 

 

"Aqui está um guia simples e objetivo de conduta: pergunte a você mesmo o que quer que os outros façam a você, e, então, faça o mesmo a eles. Na verdade, nisso se resumem a Lei e os Profetas.” ( Mateus 7:12 - Bíblia A Mensagem)