23 de julho - Ouça antes de falar!

July 23, 2017

 

23 de julho - Ouça antes de falar!

 

Talvez você como eu, já deu uma bronca em alguém e quando a pessoa foi se explicar, viu que estava errado e teve que se desculpar.  É vergonhoso! Passamos o constrangimento, simplesmente porque não tivemos a paciência de antes de falar,  ouvir com atenção.

Saber ouvir é uma arte que esta diretamente ligada ao sucesso ou ao fracasso de um relacionamento. Portanto, é muito importante desenvolvermos esta habilidade dentro da nossa casa.

Para agirmos com sabedoria em nosso lar, precisaremos:

 

1º. Ouvir o que está sendo dito - Como é ruim conversar com alguém que não sai do celular ou que não nos olha nos olhos. Ao ouvir o seu familiar, pare tudo que estiver fazendo e os ouça com  atenção. Ouvir atenciosamente, lhe ajudará a entender os fatos como realmente são.

2º. Ouvir o que não está sendo dito - Além de nos comunicarmos com as nossas palavras, o fazemos com gestos, olhares e atitudes.Portanto no dia a dia, procure observar o que os seus familiares estão comunicando através das suas atitudes.

Por exemplo, um adolescente que fica muito tempo trancado no quarto, ou um cônjuge que tem estado muito calado, ou uma criança que quando sabe que vai ficar na casa de alguém, chora relutantemente, vemos que em todas estas situações "sobe" uma plaquinha dizendo: Problema à vista!

Pode ser que o adolescente esteja em algum estado depressivo; Que o cônjuge esteja magoado; E que a criança esteja passando algum tipo de abuso na casa do cuidador.

 

Gostamos de conviver com pessoas que nos ouvem e dão atenção às nossas palavras, portanto procure ser um bom ouvinte dentro da sua casa.  Também, antes de julgar ou tirar conclusões precipitadas, ouça o seu familiar com atenção, o seu discurso poderá ser completamente diferente e você preservará a unidade em seu lar!

 

 

"Amigos, nunca se esqueçam: aprendam a ouvir primeiro e a falar depois..." (Tiago 1:19)