25 de Fevereiro - Isto é para os grandes!

February 25, 2018

 

A convivência familiar traz consigo os seus privilégios e desafios. Dentro de casa temos companhia, amparo, aconchego, mas é também dentro de casa que muitas vezes somos surpreendidos por ofensas e feridas na alma vindas daqueles a quem mais amamos.

No momento da ofensa temos duas opções, segurar a mágoa com ressentimento e raiva ou perdoar a pessoa em nome de Jesus e seguir a vida em paz.

Sei que muitos de nós somos tendenciosos a ficar ressentidos e como forma de proteção, ignorar o ofensor. Mas será que esse é o propósito de Deus?

A palavra de Deus trata este assunto com tanta seriedade, que afirma que os que não perdoam são como assassinos; e quando matam os outros dentro de si, trazem a morte para eles mesmos. (I Jo.3:15). Ouvi uma frase que expressa muito bem este ensinamento bíblico: Não perdoar é como tomar veneno e querer que o outro morra.

Cremos que esta é uma das explicações do porquê há tantas pessoas doentes fisicamente. Câncer, gastrite, intestino preso, dores de cabeça constantes, etc., podem ser reflexos da falta de perdão.

 

Quais têm sido as suas reações diante da ofensa? Se afastar das pessoas? Não ir mais a encontros familiares? Ignorar o seu familiar até que a raiva passe? Todas estas reações são compreensíveis, mas extremamente nocivas.

Se hoje você está ofendido com algo que o seu cônjuge, pai, filho,..., fez, perdoe-o em nome de Jesus! Repita essa oração até sentir o seu coração limpo e sem raiva: "Eu perdoo (nome do ofensor) em nome de Jesus!". Peça a ajuda de Deus para que a partir de hoje você se torne uma pessoa que não se ofende facilmente e acredite, o maior beneficiado em tomar estas atitudes será você mesmo!

 

“As pessoas inteligentes sabem como segurar a língua; sua grandeza é perdoar e esquecer.” (Provérbios 19:11 - (Bíblia A mensagem).

“A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.” (Provérbios 19:11)