13 de Maio - - Da desavença para a paz

May 13, 2018

 

 

Nosso pastor sempre brincava dizendo que o nosso lar é um pedacinho do céu ou um pedacinho do inferno, não existe purgatório. De fato vivemos em nossa casa em um ambiente de paz ou de guerra, de alegria ou tristeza, de aceitação ou rejeição não existe meio termo.

Se queremos um ambiente divino em nossa casa precisaremos ter cuidado na hora de reagir as situações conflituosas. Uma simples desavença pode se tornar algo catastrófico, causando feridas profundas no relacionamento familiar, mas se contornada corretamente pode ser uma grande oportunidade para todos os envolvidos.

Podemos comparar o conflito a uma fogueira, se jogarmos gasolina, isto é, gritarmos, desrespeitarmos, falarmos mal um do outro, a fogueira da confusão aumentará. Mas, se jogarmos água, isto é, agirmos com calma, falarmos com respeito e promovermos a unidade, jogamos água e tudo se resolverá mais facilmente.

 

Como você normalmente reage diante de situações conflituosas dentro de casa? Joga gasolina ou água?

Para responder a esta pergunta, analise as suas atitudes de acordo com as características abaixo.

 

Aumenta o fogo da confusão:

- Falar gritando (Ef.4:31); Xingar (Ef.4:29); Usar palavras ofensivas; Soltar toda a raiva (Ef.4:26); Só falar e não ouvir (Pv.17:28); Cultivar o ressentimento (Hb.12:15); Ver só o lado ruim do outro (Mt.7:1-5); Falar mal de um para o outro (Pv.16:28), etc.

Apaga o fogo e traz harmonia:

- Conversar calmamente (Pv.15:1); Ouvir; Não permitir palavras e atitudes desrespeitosas (Ef.4:31); Reconhecer o erro e pedir perdão (I Pd.5:6); Perdoar (Cl.3:13); Ver o lado bom da pessoa (Fl.2:3); Promover um ambiente de unidade, falando bem de um para o outro (Pv.16:28); Em um momento oportuno, citar versículos bíblicos relacionados a situação e procurar aprender com eles (Js.1:8), etc.

 

O projeto de Deus é que o seu lar seja um lugar de paz. A partir de hoje, colabore com Ele para que isso aconteça. As suas atitudes pacíficas além de serem "contagiosas", serão extremamente determinantes em sua família!

 

 

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Provérbios 15:1)