1º de Julho - Respire fundo e conte até 10!

July 1, 2018

 

Muitos de nós na hora da raiva já ouvimos a frase: "Respire fundo e conte até 10!". Que sábio conselho!

Quantas vezes eu mesmo já tive de segurar as palavras, ou melhor, frases inteiras, em momentos de ira. Confesso que até hoje preciso me lembrar deste conselho e fazer minhas contagens, às vezes, até 100.

Quando passamos situações de estresse que mexem com os nossos nervos, tais como: ser implicado no trânsito, ou quando o nosso cônjuge não está arrumado para sair na hora marcada, ou o nosso filho nos desobedece frontalmente, ou quando somos injustiçados; Enfim, são nestes momentos que vemos realmente o que tem dentro de nós, fúria ou tranquilidade; impaciência ou tolerância.

Precisamos nos conscientizar de que sempre passaremos por situações inusitadas em nosso trabalho, na igreja, em casa, situações que virão para nos "tirar do sério", e se nestes momentos nos deixarmos levar pelas nossas emoções, provavelmente perderemos a razão.

 

Se comportar de maneira enfurecida diante de conflitos, além de ser desgastante, requer que depois, você fique consertando o estrago que causou. Sendo assim, que tal dar um basta a essas reações enfurecidas em sua vida?

Confie em Deus e acalme-se. Tente resolver da maneira mais pacífica possível, pois tudo se ajeitará com mais facilidade se houver calma e tranquilidade.

Claro, que para os de "estopim curto", isto é um desafio! Mas com a ajuda de Deus e pela prática da paciência, pode ser seguramente alcançado. Moisés é um exemplo bíblico de superação neste sentido. De um comportamento explosivo e justiceiro que tinha(Ex.2:12), se tornou o homem mais manso da terra (Nm.12:3).

Acalme-se, confie em Deus, quem ganhará em primeiro lugar com este comportamento será você mesmo e depois, a sua família.

 

 

 

Amigos, nunca se esqueçam: aprendam a ouvir primeiro e a falar depois, e não deixem que a ira tome o controle. Quem se deixa dominar pela ira não faz a vontade de Deus.

(Tiago 1:21, Bíblia A Mensagem)

 

Não perca a cabeça! A raiva é a marca registrada dos insensatos.  (Eclesiastes 7:9,  Bíblia A Mensagem)