14 de julho - Abaixe a cabeça!

Quando comparamos os valores do reino de Deus, com os valores deste mundo, encontramos uma grande disparidade.
Enquanto no mundo, as pessoas buscam ser honradas e com altivez e arrogância impõem as suas ideias e maltratam os demais, Jesus nos trouxe ensinamentos contra cultura e ensinou princípios de amor e humildade. Ele disse: "...O que se exalta será humilhado, porém o que se humilha será exaltado." (Lc.18:14).
Humildade é definida como a capacidade de reconhecer os próprios erros; de expressar respeito; de agir com modéstia. E um lugar que precisamos viver este ensinamento é dentro da nossa casa.
Quando "pisamos na bola" e vemos que alguém se ofendeu conosco, precisamos neste momento agir com humildade. Em vez de ficar se justificando ou ignorar o ocorrido, é preciso baixar a cabeça, reconhecer o erro e pedir perdão ao ofendido.
Algumas pessoas cultivam um comportamento orgulhoso e arrogante, pois foi isso que aprenderam com os seus pais e com alguns líderes, infelizmente. Eles nunca os viram pedir perdão de qualquer falha e sem perceber, passaram a repetir o mesmo comportamento.
Ao cometer uma falha em sua casa, como: se atrasar, falar demais ou tomar uma decisão precipitada, você normalmente reconhece o seu erro, ou sempre se justifica?
Como Jesus nos ensinou, quando você falhar, e isso vai acontecer de propósito ou não, pois você não é perfeito, abaixe a sua cabeça e reconheça o seu erro para quem estiver envolvido na situação. A sua atitude de humildade, além de restabelecer os seus relacionamentos, será um exemplo maravilhoso para aqueles que estiverem ao seu redor.
O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra. (Provérbios 15:33)
A fé consegue mais; o amor trabalha mais; mas a humildade conserva mais". ( D.L.Moody)