28 de abril - Prepare os seus filhos para o futuro
Prepare os seus filhos para o futuro
No sistema monárquico os filhos da família real são preparados desde pequenos para assumirem os cargos do reino. O príncipe sucessor, por exemplo, é educado apropriadamente e uma das suas responsabilidades é conviver de perto com seu pai e aprender com ele a como governar o Império. O treinamento é um dos pontos chaves para o êxito da sucessão.
Se quisermos que os nossos filhos sejam bem-sucedidos em sua fase adulta, precisaremos da mesma maneira mentoriá-los durante a meninice e a juventude.
Alguns pais se frustraram com os seus filhos por exemplo, pois eles não assumiram a empresa da família com a devida responsabilidade ou não cuidaram adequadamente do patrimônio herdado. Mas a verdade é que talvez estes filhos, nunca tiveram a oportunidade de aprenderem com eles a como lidar com estes negócios.
Jesus antes de partir, teve o cuidado de ensinar cuidadosamente aos seus filhos espirituais. Ele viajou com eles, teve refeições diárias, manteve a convivência, enfim, repartiu a sua vida. E quando se foi, os seus discípulos estavam devidamente capacitados para darem continuidade à sua missão.
Das 168 horas da semana, quantas destas horas você passa convivendo com o seu filho? Você tem o costume de ensiná-lo a temer ao Senhor em palavras e atitudes? O seu relacionamento com ele o tem preparado a lidar com as responsabilidades da vida?
Não mostre apenas para os seus filhos o caminho a seguir, mas ande com eles por este caminho. Com o seu exemplo e os seus ensinamentos presentes, eles sem dúvida serão bem-sucedidos amanhã!
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Provérbios 22:6, grifo do autor)