14 de setembro - Abaixe a cabeça!

September 14, 2019

 

 

Quando comparamos os valores do reino de Deus, com os valores deste mundo, encontramos uma grande disparidade. 

Enquanto no mundo, as pessoas buscam ser honradas e com altivez e arrogância impõem as suas ideias e maltratam os demais, Jesus nos trouxe ensinamentos contra cultura e ensinou princípios de amor e humildade. Ele disse: "...O que se exalta será humilhado, porém o que se humilha será exaltado."  (Lc.18:14). 

Humildade é definida como a capacidade de reconhecer os próprios erros; de expressar respeito; de agir com modéstia. E um lugar que precisamos viver este ensinamento é dentro da nossa casa.

Quando "pisamos na bola" e vemos que alguém se ofendeu conosco, precisamos neste momento agir com humildade. Em vez de ficar se justificando ou ignorar o ocorrido, é preciso baixar a cabeça, reconhecer o erro e pedir perdão ao ofendido.

Algumas pessoas cultivam um comportamento orgulhoso e arrogante, pois foi isso que aprenderam com os seus pais e com alguns líderes, infelizmente. Eles nunca os viram pedir perdão de qualquer falha e sem perceber, passaram a repetir o mesmo comportamento. 

 

Ao cometer uma falha em sua casa, como: se atrasar, falar demais ou tomar uma decisão precipitada, você normalmente reconhece o seu erro, ou sempre se justifica?

Como Jesus nos ensinou, quando você falhar, e isso vai acontecer de propósito ou não, pois você não é perfeito, abaixe a sua cabeça e reconheça o seu erro para quem estiver envolvido na situação. A sua atitude de humildade, além de restabelecer os seus relacionamentos, será um exemplo maravilhoso para aqueles que estiverem ao seu redor.

 

O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra. (Provérbios 15:33)

 

A fé consegue mais; o amor trabalha mais; mas a humildade conserva mais". ( D.L.Moody)