19 de setembro - A garotada precisa de limites

September 19, 2019

A garotada precisa de limites

 

 

Ter filhos é mesmo maravilhoso! Nos divertimos com as suas primeiras palavras, ficamos realizados em achar neles semelhanças físicas com a nossa família materna ou paterna, apreciamos os seus destaques escolares, enfim, eles nos dão muito contentamento.

Mas é impressionante, como apesar de parecerem tão inofensivos quando pequenos, são capazes de promover tensão entre os pais e suscitarem uma verdadeira bagunça dentro de casa, se não são devidamente educados.

Alguns pais pensam que amar os seus filhos é sempre dizer "sim". Ou tentam suprir a sua ausência de casa, permitindo que eles façam o que bem querem. Porém amar é também estabelecer responsabilidades, colocar limites e dizer "não", quando necessário.

Tempos atrás, achei engraçado ouvir do nosso filho adolescente, que ele sabia que o amávamos, pois não o deixávamos sair com os amigos para todos os lugares que queria. Com o tempo, ele concluiu que esta nossa atitude, mostrava que nos preocupávamos com ele. Dar limites fez o nosso filho sentir-se amado.

Como pai e mãe, não hesite em estabelecer normas para os seus filhos. Com respeito e clareza, cobre responsabilidades equivalentes à idade deles, ensine bons modos, instrua-os no temor do Senhor.

Não se intimide caso na hora de impor regras, eles reclamem e até te ignorem. Certamente, mais cedo ou mais tarde, eles verão que você apenas queria o bem deles e te agradecerão por isso.

 

A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. (Provérbios 29:15)

 

A disciplina sábia transmite sabedoria;

adolescentes mimados envergonham os pais.

(Provérbios 29:15,  Bíblia A Mensagem)

Share on Facebook