25 de setembro - Priorizando o que é prioridade

September 25, 2019

Priorizando o que é prioridade

 

Prioridade é aquilo que colocamos em primeiro lugar; ou o que é primeiro em relação aos demais.

Normalmente damos prioridade em nossa rotina, para aquilo que nos traz satisfação e está em nossa lista de valores.

Quando o marido e a esposa têm prioridades diferentes em áreas básicas da família, estas escolhas podem se tornar um problema  na convivência do casal.  Por exemplo, se todo o domingo a esposa quer ir almoçar na casa da mãe e o marido prefere ficar em casa com ela e os filhos. Ou, se o marido no horário livre do final de semana quer sair com os amigos e a esposa quer fazer um programa em família. Quem está certo nestas ocasiões?

Sabendo das nossas diferenças, Deus estabeleceu em Sua Palavra as prioridades que devemos ter em nosso convívio familiar.

Vejamos algumas delas:

1) "Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne." (Efésios 5:31) - Um casal casado, deve sempre honrar aos seus pais, porém, não em detrimento do seu cônjuge. Logo, respondendo a questão acima, a prioridade da esposa deve ser ficar em casa com o seu marido se ele assim desejar, em vez de ir para a casa da mamãe aos finais de semana.

 

2) "Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar (acomodar-se as opiniões, aos desejos, aos interesses) à esposa." (1 Coríntios 7:32-33)

O homem solteiro, pode se preocupar 100% em como administrar o seu tempo e agradar a Deus. Porém quando se casa, não há lugar mais para uma vida personalista, a sua prioridade deve ser agradar a sua esposa. Respondendo a questão acima, ele deve prioriza-la em vez dos amigos, fazendo-a sentir-se amada e preferida. (Ef. 5:25)

 

E em casos de choque? O que fazer quando a esposa que deve ser amada quer fazer uma escolha e o marido que é o cabeça da relação, faz outra?

Nestes casos, a Bíblia deixa claro que a decisão final deve ser do marido (Ef.5:22). A mulher sábia o respeitará e pelejará não com ele, mas em oração, para que o seu esposo mude de ideia se for o caso.

Você pode ler na Bíblia muitas outras prioridades que devemos ter, para viver uma família à maneira de Deus.

Viver estes princípios certamente será desafiador em alguns momentos, mas recompensador nesta vida e na eternidade.