29 de setembro - Vá mais devagar

September 29, 2019

Vá mais devagar

 

 

Quando fomos ao Japão pela primeira vez, confesso que fui sem muitas expectativas. Mas, bastou estar lá só por algumas horas e eu já estava maravilhada.

Uma das coisas que mais nos surpreendeu, foi a limpeza sonora e as apresentações culturais. As músicas e encenações pareciam ser em câmera lenta, os gestos eram compassados e longos e traziam uma serenidade incrível. Bem diferente das apresentações do mundo ocidental, cheias de dinamismo e bastante barulho. Não que seja ruim este estilo agitado, na verdade curtimos este gênero também. Porém viver ligado no 220V o tempo todo, não é saudável nem para a alma, nem para o corpo.

Lembro-me de certo dia ir com uma amiga para o shopping e enquanto passeávamos pelas lojas, ela dizia: "Rápido, rápido, vamos logo para outra loja." Sem entender a sua agonia, afinal estávamos em um dia de descanso, perguntei por que ela estava com pressa. Ela parou, pensou e disse: "Não sei, simplesmente quero andar rápido." Sua vida era tão acelerada, que até em momentos de descanso, ela não conseguia relaxar.

 

Será que você é assim? Sua respiração vive ofegante e os pensamentos acelerados? Em casa, você e seu cônjuge param para conversar atenciosamente ou se deixam levar pela correria e só se olham de relance? Você passa tempo em comunhão com os seus filhos ou lhes dirige a palavra apenas para dar ordens?

 

Temos de fato muitos afazeres e responsabilidades diárias. Porém, não podemos permitir que a nossa saúde pessoal e familiar seja roubada pelo corre-corre da vida.

Se em algum momento do dia você se sentir muito agitado, dê um "break" (freada). Você pode: inspirar e expirar fundo algumas vezes; ouvir louvores tranquilos; fazer uma oração silenciosa de gratidão; tomar suco ou chá tranquilizante; parar por alguns minutos e admirar o rosto do seu cônjuge ou os afazeres do seu filho; ir para um ambiente escuro, se deitar e ficar a sós por alguns minutos, etc.

Desacelere para o seu bem e o da sua família! Assim, a sua máquina que se chama, corpo, aguentará mais tempo e a sua família, será grata pela sua maneira tranquila de viver.

 

O SENHOR é o meu pastor;... Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva- me para junto das águas de descanso;  refrigera-me a alma... (Salmos 23:1-3).

 

Share on Facebook