22 de Outubro - Como resolver os conflitos?

October 22, 2019

Como resolver os conflitos?

 

Uma das palestras que mais ministramos em seminários para a  família é intitulada: Aprendendo a brigar. Nesta palestra damos algumas dicas de como resolver conflitos nos relacionamentos.

Normalmente, quando meu esposo anuncia este tema, alguns acham engraçado, outros dizem em tom de brincadeira: "Mas eu não preciso aprender, lá em casa a gente já é bom de briga!". Já outros fazem cara de assustados, tipo: "Como assim aprender a brigar?".

A verdade é que no ambiente familiar, inevitavelmente haverá divergências e situações de conflito. Para superá-las daremos algumas dicas abaixo:

1º. Não fuja do conflito -  Decida resolver o problema e não fazer de conta que nada aconteceu. (Cuidado, pois a tendência de uma bola de neve, é crescer).

2º. Estabeleça limites -  Resolva a questão respeitosamente. Deixe as ofensas e acusações de fora.

3º. Ataque o problema, não a pessoa - Em vez de ofender a pessoa diretamente, e dizer que ela é um problema e tal. Cite o fato em si, o que aconteceu e pode ser diferente da próxima vez.

4º. Fale dos seus sentimentos - Consideramos este ponto o mais importante. Fale para quem te chateou como você se sentiu, o que a atitude dele causou em você.

 

Você é uma pessoa que normalmente implode ou explode? Você guarda a ofensa parecendo que nada aconteceu, ou chateado fala tudo que vem à sua mente?

 

É aliviador saber que de acordo com a Bíblia, ficar com raiva não é errado, o pecado está em guardar a raiva ou soltá-la totalmente. Portanto, procure seguir os passos acima e os conflitos em seu lar serão superados mais facilmente!

 

 

É normal ficar com raiva. É claro que todos sentem raiva. Mas não alimentem vingança no coração. Não deixem que a raiva domine muito tempo. Resolvam o problema antes de dormir. Não deem mole para o Diabo! Não deixem que ele prejudique a vida de vocês.

(Efésios 4:27, Bíblia A Mensagem)