26 de novembro - Pais e filhos, amigos para sempre

November 26, 2019

Pais e filhos, amigos para sempre

 

Mesmo quando éramos solteiros não abria-mos mão de participar das conferências de família em nossa igreja. Lembro-me de que em uma delas, a nossa pastora começou a sua ministração nos mostrando uma folha de papel em branco e disse: "Esta folha é como uma criança quando nasce, quem vai escrever nela e marcar a sua história, será você papai e mamãe".

Nunca me esqueci desta palestra. De fato nós pais, que somos os principais responsáveis de amar, cuidar e educar os nossos filhos além de sermos responsáveis também de estabelecer vínculo de amizade com eles.

A criança e o adolescente dificilmente irão iniciar o afeto, eles apenas refletirão o que receberem. Se houver sorriso, irão sorrir. Se houver choro, irão chorar. Se houver amor, irão amar. Se houver rejeição, irão se retrair ou se rebelar. Se houver diálogo, conversarão. Se houver silêncio, se calarão. Enfim, eles tão somente reproduzirão o que lhes for ensinado.

 

Sabemos que não há um Pai tão amigo como o nosso Pai do céu, portanto vejamos algumas das suas atitudes inspiradoras e aprendamos com Ele a como agir com os nossos filhos. Deus...

1.       Verbaliza o seu amor: Diga constantemente para o seu filho que o ama. “Este é o meu Filho amado..."(Mt.3:17a).

2.       Elogia as virtudes: Aprecie os seus acertos e elogie-os. “Este é o meu Filho, ...que me traz alegria.” (Mt.3:17b).

3.       É presente: Se esforce para ter todos os dias um momento de atenção exclusiva para ele. "Eu estarei com vocês ..., dia após dia após dia, até o fim dos tempos.” (Mt.28:20).

4.       Corrige se necessário - Quando o seu filho te desobedecer, dê a ele consequências para o seu erro. Assim, você o ensinará que na vida somos responsáveis pelas nossas escolhas. Ele pode até não entender na hora da disciplina, mas compreenderá futuramente.  "Ele disciplina o filho que ama; o filho que ele abraça, ele também corrige." (Hb.12:6).

5.       Cuida -  Supra as necessidades físicas e emocionais do seu filho, o dando sustento e atenção. "Pois saibam que ele dá muito mais atenção a vocês, cuidando nos mínimos detalhes ..." ( Lc.12:6).

 

Peça a ajuda do Espírito Santo para ter estas atitudes de amor com os seus filhos e certamente eles se sentirão atraídos a você, assim como somos atraídos ao nosso Pai do céu!

 

 

Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. ( Mateus 5:48)