26 de maio - Controle a sua impulsividade!

May 26, 2020

26 de maio - Controle a sua impulsividade!

 

 

Impulsividade é um substantivo que qualifica pessoas que agem sem pensar, seja de forma enfurecida ou precipitada.

Um dos nossos filhos tinha esta característica bem acentuada. Ele já lambuzou as paredes da casa com uma lata de tinta azul que achou no quintal, quebrou o retrovisor do carro de um irmão da igreja, entrou no guarda-roupa da avó e ficou trancado lá dentro e etc e etc.

No começo, o disciplinávamos e explicávamos porque não agir daquela maneira, mas com o tempo, fomos percebendo que ele precisava mais do que isso, ele precisava de um ensinamento atencioso e paciente. Aprendemos com uma psicopedagoga a confrontá-lo em momentos de extrema agitação com a frase: "Meu filho, controle a sua impulsividade!" e graças a Deus com o passar dos anos, após muitas conversas, castigos e orações é claro, ele tem se tornado mais prudente a cada dia que passa.

A impulsividade quando não é tratada na infância ou adolescência, pode ocasionar sérios problemas futuros. Uma esposa impulsiva quando chateada, pode dizer as primeiras palavras ofensivas que lhe vierem à cabeça. Um marido exasperado, pode assumir compromissos com terceiros ou adquirir despesas financeiras, sem consultar a esposa e causar um grande problema conjugal com isso.

 

Se você costuma ter atitudes precipitadas, a partir de hoje quando  ideias mirabolantes vierem à sua mente, antes de agir, controle a sua impulsividade!  Primeiramente compartilhe com o seu cônjuge ou com a sua família e prudentemente pondere a opinião deles antes de tomar a sua decisão.

Elaborar projetos pacientemente será a maneira mais sábia de agir e trará maior possibilidade de sucesso!

 

 Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado. (Provérbios 19:2)

 

"...mas na multidão de conselheiros há segurança."

(Provérbios 11:14)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo