10 de agosto -  Os filhos precisam de disciplina

August 10, 2020

10 de agosto -  Os filhos precisam de disciplina     

 

A educadora Cris Poli esteve à frente do programa "Super Nanny", durante anos na TV brasileira. Pais que haviam perdido o controle dos seus filhos requisitavam a sua presença e em poucos dias o ambiente de caos se transformava em um lugar de harmonia e paz. Ela ainda estabelecia a restauração do respeito e uma rotina bastante organizada.

Sob o método de trabalho que utilizava para corrigir crianças desobedientes, ela dizia: "Prefiro chamar de disciplina, porque não estou ajudando a punir e sim a ensinar."

De fato a criança e o adolescente precisam aprender a ter limites. Permitir que eles sejam desrespeitosos no falar, ou que comam o que quiserem, ou que não tenham responsabilidades dentro de casa, ou que vejam qualquer programa na TV ou no computador, etc., é extremamente prejudicial para a sua formação emocional.

Para nós pais, às vezes pode parecer ser mais fácil fazer "vista grossa" a pequenas desobediências e ceder às birras e caras-feias, porém se colocarmos os devidos limites e os protegermos deles mesmos, nos alegraremos de termos jovens e adultos bem resolvidos.

Particularmente em nossa casa, estabelecemos anualmente um cronograma semanal de responsabilidades para cada filho, compatível à sua idade. Eles têm o horário definido de fazer as tarefas da escola, de participar das atividades esportivas, de ter o tempo a sós com Deus em oração e leitura bíblica, o tempo livre e até a hora de dormir. Tudo está em uma folha fixada em seus quartos e constantemente os acompanhamos para que tudo seja seguido devidamente. Para motivá-los, damos a cada atividade um valor monetário específico, tipo R$1,00, R$2,00 e ao final da semana somamos as tarefas que foram realizadas e entregamos o valor correspondente como recompensa. Esta metodologia tem funcionado em nossa família há anos. E com o passar do tempo, temos visto como eles têm se tornado mais diligentes e responsáveis.

 

Dificilmente a criança e o adolescente conseguirão manter a ordem sozinhos. Você precisará ajudá-los a fazer isso! Portanto, pacientemente, os ensine quais são as regras da casa e os mostre como e quando realizá-las. Agindo com amor e segurança, eles aprenderão a se comportarem devidamente e amanhã, quando forem adultos bem-sucedidos certamente te agradecerão por isso!

 

 

Mostre a direção da vida para seus filhos — e,

mesmo quando forem velhos, eles não se

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo